6 dicas para aumentar o lucro do seu comércio

6 dicas para aumentar o lucro do seu comércio

Você já parou para pensar que nem sempre é necessário fazer algo surpreendente para que alguma coisa dê certo? Em alguns casos, optar pelo modo simples de agir pode ser o mais recomendado. Quer saber por quê?

Veja um exemplo de fácil entendimento: a receita para que você aumente o lucro do seu comércio é composta por apenas dois ingredientes, que são aumentar as entradas e diminuir as saídas. Sim, somente isso.

Obviamente, dentro desses dois ingredientes básicos, temos uma infinidade de recursos a serem testados, mas, como já salientamos, tudo pode — e deve — ser simples, justamente para descomplicar as coisas.

Pensando nisso, separamos 6 dicas para que você atinja seu objetivo de melhorar as vendas do seu comércio de um jeito fácil e prático. Vamos lá?

1. Conheça a fundo as finanças do seu negócio

Antes de pensar nos melhores métodos para que você aumente o lucro do seu comércio, tenha em mente que é de suma importância levantar todas as informações do seu negócio que estejam relacionadas ao dinheiro. Tenha o mínimo de noção sobre fluxo de caixa, despesas, investimentos, contratos com fornecedores etc.

Ter conhecimento é sinal de ter controle financeiro. Isso ajudará a identificar o que de fato é importante para seu comércio, ou seja, será mais fácil saber o que pode ou não ser reduzido, além do que deve ser adaptado ou até mesmo eliminado de uma vez.

2. Preste atenção em sua estratégia de preços

É preciso que você entenda que oferecer inúmeros descontos não é a única maneira de atrair a atenção de seus clientes. Além disso, um preço muito baixo pode até mesmo prejudicar seu negócio, pois será bem difícil suprir as necessidades financeiras.

Entretanto, vale a pena lembrar que preços demasiadamente altos podem até aumentar suas margens de lucro, mas haverá o risco de que seus clientes se afastem. Ou seja, é necessário alcançar um equilíbrio entre as duas estratégias de preço.

Então, se você quer aumentar o lucro do seu comércio, a melhor dica que podemos dar é a seguinte: não aja por impulso. Procure oferecer benefícios por meio de alguma ação e lembre-se de considerar todos os custos da operação antes de estabelecer seu preço.

3. Conheça seu cliente e fidelize-o

Acredite, estabelecer uma relação de confiança e proximidade com seu cliente é essencial para potencializar suas oportunidades de venda. Por isso, procure conhecê-lo melhor e entender mais a fundo o que ele gosta. O ideal é demonstrar interesse por ele. Dessa forma, o cliente naturalmente se interessará por você e por aquilo que você oferece.

Uma boa forma de dar início à relação de proximidade e estreitar o relacionamento é oferecer benefícios em troca de dados cadastrais. Assim, de posse das informações, você poderá fazer atendimento por telefone e pessoalmente, tendo a chance de aproveitar melhor datas comemorativas como aniversários, dia dos namorados, dia das mães etc.

No fim, você perceberá que é mais fácil e menos oneroso vender mais para o mesmo cliente do que buscar novos consumidores. Basta utilizar uma abordagem personalizada e única para eles.

4. Faça com que seu comércio seja atrativo

Fazer com que seus clientes se sintam atraídos pelo seu produto ou serviço está cada vez mais difícil, mas trata-se de um fator extremamente importante para estimular o consumo e, consequentemente, aumentar o lucro do seu comércio. Por isso, o primeiro passo para que isso aconteça é rever como sua estratégia de comunicação está sendo desempenhada no ponto de vendas.

Renove o layout do seu negócio e elimine a poluição visual, comunique da melhor maneira possível suas ofertas e facilite que seus clientes identifiquem as vantagens e os benefícios que estão sendo oferecidos.

Analise quais são as áreas nobres do seu comércio e dê uma atenção especial a elas para agregar valor. Lembre-se de sempre focar na experiência de compra, pois o consumidor precisa perceber que você não quer apenas vender um produto ou serviço.

5. Realize boas compras para ter vendas ainda melhores

Para que você aumente o lucro do seu comércio, um dos segredos é realizar boas compras com seus fornecedores, negociando ao máximo e, se for possível, pagando à vista tudo o que for adquirido.

Lembre-se, ainda, de não comprar somente pelo lucro. Saiba adquirir mercadorias que atendam às necessidades dos consumidores, pois ter em seu comércio diversos produtos escolhidos aleatoriamente e sem estratégia poderá ocasionar futuras remarcações que irão atrapalhar seus resultados.

6. Saiba utilizar a tecnologia e a internet a seu favor

Use e abuse de ferramentas online que possibilitem a divulgação do seu negócio, pois elas têm a capacidade de aumentar a visibilidade da sua empresa, fazendo com que isso se transforme em excelentes oportunidades de venda. Por meio da internet, você também poderá se comunicar com seus clientes e ainda monitorar o que sua concorrência anda fazendo.

Outra alternativa para aumentar o lucro do seu comércio é utilizar novas tecnologias que ajudam na redução de custos, como softwares e plataformas de gestão. Além de contribuírem com maior controle financeiro, elas otimizam processos e o trabalho de todos na sua empresa.

Caso você ainda não conheça nenhuma, indicamos que você procure saber um pouco mais sobre a Plataforma Gestão Digital, que tem como principal objetivo simplificar a gestão do seu comércio. Nela, você encontra:

Gestão Fiscal: consultoria online diária de impostos e tributos.
Gestão de Atendimento: gestão de atendimento telefônico profissionalizado de forma descomplicada.
Gestão Financeira: gestão e controle financeiro para micro e pequenas empresas.

Bem vantajoso, não é mesmo? Esperamos que, agora, você saiba como aumentar o lucro do seu comércio. Caso tenha gostado do nosso artigo, não deixe de compartilhar com seus amigos.
Até breve

 

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